quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

O maravilhoso mundo dos chás



Nunca gostei de leite, desde bebê. Mas sempre consumo muitos derivados, tais como o iogurte natural, queijo, ricota e outros.
Andava bem viciada em refrigerantes dietéticos, coisa que parei há algumas semanas, preocupada com a saúde. Já sinto as diferenças no corpo, e para poder substituir o borbulhante, aderi a um velho hábito, o chá.
Sempre gostei muito de chá, e tenho um grande e variado estoque no meu armário. Desde de chá de frutas e ervas, até chás de flores.
O chá não é uma simples bebida, pode ser digestivo, curativo, tranqulizante e também um prazer para quem o aprecia.
Preparar um chá, envolve uma espécie de rito, que vai desde a temperatura certa da água e sua prepação perfeita até a degustação.

Chá verde

É difícil imaginar o chá verde vindo da mesma planta do chá preto. A cor do chá verde é muito diferente, os tons variam entre verde e amarelo, além de o gosto e o aroma da bebida serem bastante naturais e parecidos com os de ervas.


Fotógrafo: Katarzyna Malecka / Agência: Dreamstime.com
Os benefícios do chá verde para a saúde estão
tornando a bebida popular ao redor do mundo

Assim como o chá preto, o chá verde também tem cinco etapas de processamento, que quando descritas parecem quase as mesmas. As cinco etapas de processamento do chá verde são: drenagem, vaporização, rotação, secagem e triagem.

A grande diferença aqui é a inclusão da vaporização e a remoção do processo de oxidação. Depois que as folhas forem drenadas e perderem um pouco da umidade durante a primeira etapa, elas são imediatamente vaporizadas ou colocadas em bandejas quentes. Isso interrompe o processo de oxidação antes que ele realmente comece. De certa maneira, é quase como aplicar cera em um carro para impedir que ele enferruje. A vaporização "congela" a folha de chá em seu estado atual, mantendo a coloração verde. Depois da vaporização, as folhas são resfriadas e giradas para liberar a umidade restante. Em seguida, são secas com ar quente e selecionadas de acordo com o tamanho e a qualidade.

Chá de oolong e chá branco

O chá de oolong fica bem entre o chá verde e o preto. Ele só é parcialmente oxidado; então, nunca alcança o mesmo estágio do chá preto.

O chá branco é especial e um tanto raro, colhido apenas em dois dias por ano, quando os botões ainda não estão completamente abertos. Sua cor é parecida com a do chá verde, pois o processo de oxidação é interrompido cedo, mas o sabor é mais suave e menos parecido com o de ervas. A raridade do chá branco faz que ele seja um pouco mais caro do que os outros. Ele está disponível fora da China há apenas alguns anos, já que as folhas eram reservadas somente para a nobreza chinesa.

"Chá" de ervas

Alguns chás podem ter aromas ou sabores adicionados a eles. O chá Chai (em inglês), por exemplo, é o chá preto em infusão com várias especiarias, como canela, cravo-da-índia, pimenta e gengibre.

Há, no entanto, uma concepção errada em relação aos "chás" de ervas. Bebidas chamadas de "chá de ervas", "infusão de ervas" ou "tisana", na verdade, nada têm a ver com a planta de chá. Elas são feitas simplesmente da infusão de frutas secas ou ervas em água quente. De qualquer forma, as pessoas geralmente associam as infusões de ervas com chá e cada uma dessas ervas têm qualidades únicas. Veja alguns dos principais tipos:

Rooibos - cultivada na África do Sul. Esse "chá" vem da planta Aspalathus linearis. A Rooibos é vermelha, o nome em africâner significa "arbusto vermelho" e seu sabor é descrito como doce e parecido com o de nozes.
Ervas como a camomila, hortelã, salva, tomilho e alecrim costumam ser usadas em infusões.
Mate - essa bebida é feita por meio da infusão em água quente de folhas de erva-mate e é popular na América do Sul, principalmente na Argentina e no Uruguai. Uma xícara de "chá" mate contém a mesma quantidade de cafeína de uma xícara de café e a tradição para bebê-lo é diferente das de outros chás e infusões. As folhas são deixadas na xícara e uma bomba de chimarrão é usada para beber o líquido.

Alé de seus benefícios para saúde, acompanha agradavelmente bolos, biscoitos e tudo mais que seu paladar desejar.

6 comentários:

Anônimo disse...

Sempre soube que no Japão o ritual do cha é importante, uma verdadeira arte. Gostei da história do chá branco, que só pode ser colhido duas vezes por ano. Aprecio o chá, mas não sou uma conhecedora, preciso prestar mais atenção nestes detalhes de procedência e modo de preparação, isto sempre dá um gostinho a mais.
Um grande beijo.

Anônimo disse...

Bem que dizem que bebê que não gosta de leite cresce e fica mau!

Yuri Hayashi disse...

Gostei muito do seu post sobre chás! Também amo esta bebida e faço um blog só para ela.
Super abraço!

Anny disse...

Adorei o post sobre chás. E tenho uma pergunta: por que parou de postar?
Você escreve muito bem. Não pare, por favor!

Marco disse...

Adorei o post, era tudo o que eu queria saber sobre chá, mas nunca tinha tido coragem de perguntar:) E olha só: nas últimas semanas é que eu me interessei pelo assunto e dou de cara com um post desse. Uma pena que agora que eu descobri o blog, me parece que vocÊ não escreve mais...

v. disse...

olá! já experimentou chá de liamba vulgo maconha? utilizei durante anos na minha terra (angola)em infusões que potenciavam a minha criatividade (escultor) e eram método alternativo ao stress, dores de cabeça e insónia.