quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Bossa Nova, sim Senhor!

Normalmente tarde da noite em canal aberto não tem muito o que assistir. Sempre pensei assim e raramente ligo a TV durante a madrugada. Mas graças aos anjos, noite passada resolvi sintonizar um canal qualquer, e ali estava ela, Lisa Ono cantando "Desafinado" e todo repertório de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Nem preciso dizer o quanto me emocionei com cada música que me faz lembrar meu país. Fora toda aquela aura de sofisticação que nem mesmo os brasileiros conseguem dar a nossa riqueza musical.

É curioso ver, como tem japonês apaixonado pela nossa Bossa. Até hoje nunca houve uma loja sequer de CDs que eu tenha entrado, que não tivesse ao menos um exemplar com capa estampada "Bossa Nova".
As lojas aqui, na maioria as mais cosmopolitas, sempre tem bossa como música ambiente. Nossa música é sinônimo de requinte para eles, e deveria ser motivo de orgulho para nós, no entanto, é a minoria que aprecia no Brasil.

A Bossa Nova é muito mais reconhecida, e ouvida no exterior, que no próprio país de origem...
Que triste isso!
Ano passado, estava fazendo um tratamento odontológico numa clínica em que meu dentista falava um pouco de português e entendia muito de bossa.
Em nossas conversas e no interesse dele sobre saber mais, baixei algumas músicas e gravei um CD para ele, que recebeu como quem ganha uma jóia.

Mas voltando ao programa...
Foi lindo! Como é bom ouvir aquele sonzinho suave e a voz melódica, no meu idioma natal e melhor, falando coisas que só nós sabemos falar como "saudade".

3 comentários:

Anônimo disse...

Lina, que delicia quando ouvimos nossa musica, nossa lingua, em um pais estrangeiro, né? Principalmente quando vemos que ela é tão valorizada! Um beijo grande e um bom dia.

Lina disse...

Maria Augusta,

Realmente a emoção é dobrada em ouvir ao tom bonito sonoramente dizendo e da nossa pátria.

Beijos e um dia maravilhoso!

samegui disse...

Lina, que delicia! Lembro bem da Lisa e deste efeito bossa-nova aí... mas pensei que a moda ia passar (risos).
Aqui no Little Japan em que vivo (trabalhando na Liberdade e com muitos amigos nikkeis) eu escuto o contrário, enka (por conta do karaokê) e j-pop. Risos.
Bom final de semana.