quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Férias no salão


Foi trabalhando num salão de beleza nessas férias de verão que descobri coisas interessantes:

Mesmo amando música, você trabalha tanto e tem que ouvir as histórias sem graça, comentários sobre o preço, dúvidas sobre qual melhor cor ou penteado, que você nem se liga se está tocando rock ou calypso.

Sempre haverá alguém que sairá com um cabelo ridículo, parecendo um capacete de tão compacto ou uma vassoura depois daquele prometido tratamento milagroso, e ainda assim, paga feliz por tudo isso.

Que muitos homens reclamam sobre a vaidade feminina ou mesmo quanto as horas ou valores que gastam no salão, no entanto, muitos deles vão também sozinhos, escondidos dos amigos ou acompanhados da esposa.

Mais de 90% dos cabelos lisos que circulam pela rua, são resultado de alisamentos, chapinha ou escova progressiva e que antes e depois desses processos de alisamentos, as pessoas além de mudar seus penteados, quase mudam de personalidade ao saírem de lá.

Para trabalhar num lugar desse, você deve ser um mentiroso nato, caso contrário tem que aprender a mentir muito bem e pensar rápido. Por exemplo:

Uma cliente feia, daquelas de dar medo, te pergunta se ela ficou bem com aquele penteado, você sorri e diz: Nossa, você ficou ótima!
Mesmo que no fundo você pense algo totalmente contrárioe que lá não se produzem milagres.

Quando se trabalha num estabelecimento comercial, você tem que dançar conforme a música e o cliente sempre tem razão...Foi pensando nisso que inventaram a lista de reserva escrita a lápis.
Se um cliente chato chega e coloca banca para cima de você, algo muito simples pode ser feito. Você simplesmente apaga o nome dele e passa uns 4 clientes na frente dele com a maior cara de sonsa do mundo, mostrando no fundo quem é que tem o poder.

Aprendi também que essa coisa de beleza é hipocrisia, pois os salões de beleza não são tão limpos quanto aparentam e os clientes idem. A sujeira do salão fica sempre nos fundos a do cliente você percebe quando vai lavar um cabelo ou fazer um pé.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lina, que legal que você está revelando os bastidores de um salão de beleza, que nunca entendi bem como funcionava. É como no dentista, você marca hora mas ela nunca é respeitada. Agora fiquei preocupada, será que sou uma cliente "chata"? Um beijão e um bom dia.

Lina disse...

Oi Maria Augusta,

O trabalho por lá é bem cansativo...em dias de muito movimento, trabalho em pé de um lado para o outro, cerca de 12 horas, com uma parada de 15 minutos para o almoço.

Tem clientes que são bem bacanas, já outros intragáveis, que nos tratam como escravas.

Tenho certeza que cliente chata você não é, pois é fácil perceber sua natureza amável.

Beijos