quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Lírios


Se tem uma flor que gosto muito, fora os girassóis, é o lírio. É a flor que simboliza a pureza, e também conhecida como uma das flores mais antigas do mundo.O lírio é originário da Europa, Ásia e América do Norte.

Na alquimia, fabricava-se um perfume mágico a partir desta flor, que era usado para queimar no recinto onde se realizavam ritualísticas. Também existia uma crença que a flor ajudava a reconciliar os amantes: um pedaço do seu bulbo teria o poder de reaproximar os namorados que romperam as relações.

O lírio está incluído numa antiga lista de plantas consideradas mágicas, que teriam o poder de proteger contra bruxaria: dentro de casa, transformaria as más vibrações, e no jardim, funcionaria como uma barreira contra malefícios.

Meu tipo preferido de lírio entre tantos, são os do oriente, que tem flores grandes e o perfume mais marcante.
Apesar de ser considerada nobre e elitizada, é uma flor que vale pela sua beleza selvagem e sofisticada ao mesmo tempo e seu perfume tão envolvente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Lina, também adoro lírios, fico me perguntando e é a mesma coisa que a flor de lis, que é o emblema dos reis da França. Não sabia que ele é símbolo de bons fluidos, agora vou gostar mais ainda. Muito bonito este post, parabéns! Um beijo.

Lunna Guedes disse...

Falou de flores, falou comigo. Adoro os perfumes e as belas imagens que elas reproduzem.
E ultimamente estou distribuíndo pétalas.
Abraços

samegui disse...

Lina querida, lindo e terno seu post. Também sempre gostei de lírios, mas a única espécie de flor que consigo cultivar no apartamento é a violeta.
Se descobrir se o lírio é o mesmo que a flor de lis me avise... como sabe, é meu segundo nome.
Beijos e bom final de semana.