terça-feira, 7 de agosto de 2007

Os 5 melhores

Fui convidada pela Andréa do blog Z de zebra a participar do meme e postar minha lista com meus 5 livros prediletos.
É uma tarefa difícil para quem gosta de ler, mas vale muito a pena fazer. Eu mesma nunca tinha parado para pensar nisso, em qual seriam os 5 melhores livros que li até hoje.
Vendo a lista da Andréa, precebi que temos um livro em comum, o livro "Musashi" de Eiji Yoshikawa.


Esses são meus 5 livros preferidos:


Musashi I e II por Eiji Yoshikawa, esse livro me marcou muito por dois motivos: Aprendi a admirar mais ainda uma cultura da qual faço parte por viver aqui no Japão e por ser a história dos meus ancestrais e por conhecer a tragetória de vida do maior Samurai do Japão.




Shogun por James Clavell, conta a estória real de um capitão holandês, chamado Will Adams, que desembarcou no Japão, em 1600, e foi obrigado a construir uma embarcação para o Shogun Ieyasu.




O Pequeno Princípe por Antoíne de Saint-Exupéry, foi o livro que me fez descobrir o prazer da leitura já na infância. Também recheado com um conteúdo poético e filosófico, perfeito para grandes ensinamentos para adultos e crianças.




Cem anos de solidão por Gabriel García Márquez, me fez pensar no conceito familiar, em como tudo acontece por gerações, na influência de cada geração sobre as seguintes.
Bastante reflexivo e interessante, foi o primeiro livro que li em castelhano.





Crime e castigo por Fiódor Mikhailovich Dostoiévski, sem dúvida um dos melhores que li até hoje. Me comoveu e fascinou a dualidade de sentimentos e personalidade e os dramas psicológicos de Raskólnikov. Acredito que muios criminosos passam por esse exame de consciência depois dos atos cometidos e Dostoiévski coloca isso e uma maneira tão pessoal.

Eu sou uma blogueira um tanto quanto anti-social, digamos. Então farei um convite aos leitores para que façam também suas listas em seus blogs e dêem continuidade ao meme do livro.

6 comentários:

Anônimo disse...

Lina, você é bem eclética na escolha de tuas leituras, parabéns. Não li todos de tua lista mas os que conheço como Shogun, O Pequeno Príncipe e Cem Anos de Solidão são ótimos. Um beijo.

Lunna Guedes disse...

Oi Lina, gostei dos livros mencionados. Já li todos, o Pequeno Príncipe foi livro de cabeceira até os oito anos e eu vivia imaginando como faria para pegar um cometa (risos). Cem anos de solidão foi um clássico da minha juventude ao lado de outros como Amar Verbo Intrasitivo de Mário de Andrade.
Ultimamente ando lendo cartas (uma paixão, porque adoro escrevê-las). Mário e cecília / Drummond e Mário e as Cartas de Fernando Pessoa (uma riqueza só).
Beijos e linda semana pra você.

samegui disse...

Lina, que bom que aceitou o convite. An é minha amiga de adolescência e eu acho que vocês duas se dariam bem por conta da música.
Dos teus livros só li os 3 primeiros, gosto muito deles. Musashi é uma dos grandes livros da minha vida e sempre uso as mensagens dele para educar os meninos.
Beijos. Adorei.

Lina disse...

Maria Augusta, é verdade...Sou muito eclética para música e leitura. Pena que ultimamente tenho lido pouco, mas adoro ler.
Se puder, leia os outros dois, são excelentes também!

Beijos

Lina disse...

Olá Lunna!
É engraçado como pequeno princípe marcou e marca a infância de tanta gente. Eu gostava muito da rosa, e por coincidência, minha filha também.
Vou pegar carona na sua dica e ver se encontro esse para ler.

Beijos e uma maravilhosa semana para você também!

Lina disse...

Oi Sam,

Eu também gosto muito dos livros sobre e do Musashi.
É quase que uma doutrina seus ensinamentos.

Beijos