sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Estupidez Humana

Hoje assisti ao filme World Trade Center, com Nicholas Cage e confesso que mesmo tendo acompanhado tudo pela TV na época, ainda assim é chocante pensar nas proporções daquele atentado.

No mês passado, no dia 11 de setembro, como em todos os anos, ao americanos potencializam seu sentimento patriótico.
Não, não sou anti-americanos e também me comove todas vidas perdidas ali, isso é algo cruel a qualquer nação. No entanto eles colocam as coisas de uma forma, como se a dor deles fosse única.

Sei que talvez o que citarei, não tenha fundamento, nem acho que uma coisa justifica outra, mas quando se fala em EUA, ou melhor, quando eles mesmos falam de si, parecem arrogantes, intocáveis.
A impressão que tenho é que choram mais a ousadia do inimigo de ter feito o que fez e mais, na cara deles, do que pelas vidas que foram perdidas.
Nenhuma das pessoas que morreram ali, tinha culpa política de nada, mas pagaram pelas brigas de seus governantes.

É tudo muito comovente sim, mas não mais comovente que a bomba que os mesmos americanos lançaram sobre Hiroshima e Nagasaki, matando mais de 180.000 pessoas e deixando outros tantos milhares com suas marcas em forma de deficiências monstruosas, e gerações que carregam o gene da radiação ainda hoje.
São pessoas que não tiveram nada a ver com a briga estúpida de poder e ganância, que pagaram e pagam, pois seus governantes apenas decidem e sem nenhum remorso impõe suas vontades bizarras.




Foto 1- Hiroshima no mapa, antes da bomba.
Foto 2- Hiroshima no mapa, depois da bomba.
Foto 3- Criança com queimaduras.
Foto 4-A queimadura na pele da mulher, com desenho do kimono que vestia.
Foto 5- As costas de um homem e suas queimaduras.
Foto 6 - A explosão da bomba em Nagasaki, que alcançou 18KM de altura.
Foto 7- Mais queimaduras nas pernas de um homem, resultado do calor da explosão.
Foto 8- Uma Mãe com queimaduras, amamenta seu bebê.
Foto 9- Destruição em Hiroshima.

O que estou querendo colocar aqui, não é meu sentimento de descaso com o que houve com o World Trade Center, todas pessoas que ali morreram, eram tão vitímas quanto as da bomba em Hiroshima e Nagasaki. Mas acho hipócrita o discurso dos governantes americanos, se fazendo de vítimas, pois como falei no post anterior, é uma questão de ação e reação.

Os EUA foi a primeira nação a ultilizar arma nuclear de destruição em massa e 90% das vítimas eram cívis. Sem se falar que as bombas foram autorizadas, quando o Japão já tinha seu pedido de rendição em andamento.

Nunca fui ao museu da bomba em Hiroshima, mas tenho amigos e parentes que foram eficaram horrorizados com tudo que viram lá.
Isso sim deveria virar filme, para que o mundo se lembre que existe crueldade tão grande quando aqueles dois aviões sequestrados que entraram naqueles prédios, da mesma nação americana que num apertar de botões quase dizímou a história de um povo milenar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lina, você tem razão, eles posam de vítima, mas são também algozes. Um massacre não justifica outro, mas quando se olha o contexto globalmente percebe-se que estes que pousam de "mocinho" tem muito de "bandido".
Um beijo.

Lina disse...

Maria Augusta,

É bem por aí...eles tentam bancar os mocinhos da história, mas todos sabemos o que já fizeram.
Um país que diz se preocupar com armas nucleares, invadindo o Iraque e sendo o único com histórico de ter usado esse tipo de armas no passado é no minímo suspeito...

Beijos e uma boa semana!