domingo, 15 de julho de 2007

Uma Caipira Hi-tech

Paulistana por excelência e vivendo numa pequena cidade interiorana num País de primeiro mundo. Uma cosmopolita de nascimento, uma caipira de vivência.
É fácil perceber o quanto provinciana uma pessoa como eu pode ser ou simplesmente uma conservadora...

Vivo aqui há 16 anos e ontem passei pela segunda vez comprei um forno microondas. Já tive um há 10 anos atrás.
Ele foi um hóspede, que ficou em casa menos que um ano, encostado totalmente sem uso, e foi doado para uma das minhas irmãs.

Adoro cozinhar, no entanto, sou avessa a certas modernidades que facilitam a vida de qualquer dona de casa. Não vivo sem aspirador de pó, mas detesto forno microondas, pois não acho saudável, além de não gostar do resultado final dos alimentos nele.
Minhas panelas são na maioria de ágata, minhas colheres de pau. Tenho processador elétrico, mas uso manual por acreditar que os alimentos ficam picado conforme meu gosto.

Aqui em casa, quase não consumimos comidas congeladas. Não gosto, acho que altera o sabor e a qualidade dos alimentos e pipoca boa, é pipoca feita na panela.
Raramente uso secador de cabelo ou secadora de roupa, mesmo tendo em casa. Minha louça é quase toda branca, embora adore canecas com temas infantis e coloridas.

Aprecio tudo que uma cidade grande tem a oferecer, principalmente em questão de lazer e transporte. O que não suporto é o trânsito, lugares cheios, agitação de gente ao meu redor e lugares fechados.
A tecnologia nos traz muitas facilidades, mas nos tira pequenos prazeres de certas coisas, que consistiam exactamente na tarefa de realizar o que as máquinas fazem por nós agora.

Quando avalio tudo isso, percebo que sou uma caipira, arcaica que parou no tempo e que ainda prefere a simplicidade das coisas.

Aceita um café passado em coador de pano?

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu texto e novo blog. Tem a cara da minha Amiga Sonia. Vou recomenda-lo.

Boa sorte!

Lina disse...

Olá Eduardo,

Obrigada pela visita! Creio que você deve ter visto meu blog no Jardim da Maria Augusta, não é??

Mais uma vez, muito obrigada.

Abraços.

Anônimo disse...

Lina, que bonito e interessante este teu post. Verdade que não devemos ser escravos da tecnologia e não deixar que ela nos prive do prazer das coisas simples (também não gosto de microondas, so uso em caso de urgência). Beijão e boa semana.

Lina disse...

Maria Augusta,

Eu também evito o máximo que posso o uso do microondas. Nada melhor que um bolo ou um assado feito no microondas, não??

Super beijos e uma maravilhosa semana!